O que importa o canto da Seriema?

 

Todos os dias é possível ouvir o canto delas. Pela manhã, pelo meio do dia e mais tardezinha, quando retornam para passar a noite. Estou falando das seriemas, aves que “são os únicos membros vivos da família de aves Cariamidae, que também é a única linhagem sobrevivente da ordem Cariamiformes”. Isso mesmo, são sobreviventes. Comem cobras, ratos, calangos, ovos e frutos. O cantar é inconfundível e “demarca” a presença delas à distância.

A mim, me fazem lembrar minha mãe, que nunca esteve fora de minhas lembranças, mas que agora está mais presente ainda, com os cantos diários das seriemas. Outros pássaros, muitos, podem ser avistados o dia todo, todo dia, no quintal de, ainda, poucas árvores. Eles que vêm do alto da serra, uma reserva que temos em frente à casa. Digo temos, porque é reserva florestal e em sendo reserva, não se pode nela mexer, então, é nossa que a admiramos de cá.

Mas, retornando às seriemas, lembro que minha mãe fazia questão de contar sobre os cantos das seriemas, para nós, seus filhos, quando pequenos ainda. Ela ‘viajava’ nas lembranças, quando contava: “Serginho (era assim que me chamava, quando não usava o carinhoso ‘meu branquelo’), a Seriema canta assim, ela dá um pio, depois outro, mais um, depois começa a ser os pios longos... até explodir num canto forte”. Choro às vezes, ao lembrar dela, falando sobre as seriemas, com seu olhar poético da vida. O que não daria para que ela pudesse estar aqui, ouvindo o canto das seriemas, várias vezes, todos os dias.

E aí, você pode estar se perguntando: o que o canto de uma ave importa para ocupar tanto espaço e tempo? E eu te falo, não é só o canto da ave, é o canto da Seriema, que só consegui ouvir com atenção, após os 60. Mas o que ele representa em uma vida de várias décadas, de tantos sonhos, tantos momentos, tantas alegrias, que renascem a cada cantar da Seriema, aqui em casa, todos os dias.

E isso, falando só de minha parte, sem dizer que Minha Marli sorri um sorriso lindo, e conta casos em torno do canto das seriemas. Se você não ouviu ainda, precisa ouvir. E entender o que o canto de uma  ave, pode ser a Seriema, o Tiziu, o Anu, o Canário, o Tico-
Tico, a Saracura... é muito mais que o canto de uma ave, mas uma história de vida!

Comentários

  1. Faltou falar da Morgana correndo atrás delas. Rsrsr

    ResponderExcluir
  2. O canto dos pássaros nos faz companhia! Há algum tempo vi um estudo que falava sobre “o silêncio da extinção” em relação ao desaparecimento de várias espécies e o impacto nos sons que acompanham a passagem do ser humano pelo planeta. De acordo com esse estudo, havia muito mais sons emitidos por animais no planeta do que há atualmente. Isso mostra uma tendência de solidão para a espécie humana.
    Que possamos desenvolver esse hábito de ouvir e preservar a vida de todos os seres!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Solón pensa que eu sou burro?

As fotografias do “fantasma do coronel”

Propôs “dormir com a cigana” e teve que cumprir com a proposta...