Como explicar isso, em casa?

Existem situações em que a explicação, muitas vezes só complica, mais ainda. É como o caso do batom na cueca, rsrsrs. E eu tenho uma história, ocorrida lá pela década de 1980, mais ou menos neste sentido. Quaisquer explicações poderiam piorar, em muito, o resultado. Então, vamos a ela. Eu era o editor do jornal “Folha do Oeste”, em Itaúna, que ainda hoje circula, porém com a denominação de “Folha do Povo”. Bom, além de editor, eu acumulava a função de diretor. Me ajudavam, várias pessoas, visto que naquele tempo o jornal circulava duas vezes por semana, na quarta e no sábado e a sua produção era tipográfica. Usávamos linotipo, tipos móveis e impressora semiautomática. Era uma batalha a produção de cada edição, sendo necessária a participação de muitas pessoas. E dois deles estavam comigo na história que vou contar.

Um deles era meu amigo, José Raimundo Rodrigues, que comandava a coluna social do jornal naquela época. Além de colunista social, o JR, como era conhecido, também comercializava anúncios e assinaturas para o jornal se manter. E o outro participante da história era o Raimundo, à época responsável pela página de esportes do jornal. Raimundo acompanhava as partidas do campeonato itaunense de futebol, partidas de futsal e de vários outros esportes, como o vôlei, que à época era destaque em Itaúna, com excelentes atletas. E, assim como o JR, o Raimundo também comercializava anúncios e assinaturas para o jornal. Era uma maneira de faturar uns trocados, visto que pagávamos comissão de 20% sobre a venda dos anúncios e das assinaturas.

E eis que um deles vendeu uma publicidade para um motel, que ficava nas margens da MG-431, sentido Itaúna-Pará de Minas. E o outro, vendeu uma assinatura para alguém, não me lembro se gerente, ou proprietário do motel. Em uma segunda-feira, à tarde, eu e o JR estávamos de carona com o Raimundo, que tinha uma Variant, azul claro. Era comum que isto acontecesse. Íamos ao centro da cidade – o jornal funcionava nas proximidades da Rodoviária, onde ficava o escritório e as oficinas tipográficas – resolver nossos assuntos e como o Raimundo nos dava carona, aproveitávamos e resolvíamos todas as pendências de uma vez.

Pois bem, estávamos voltando, quando o Raimundo lembrou que deveria ir receber a mensalidade do anúncio, no motel. O JR aproveitou e disse que também precisava receber o valor referente à assinatura. Não me lembro se nesta ordem, e quem precisava receber o que, mas fomos. Segunda-feira, à tarde, três homens, em direção ao citado motel. Em lá chegando, como não era aconselhável entrar os três, em um carro, num motel, em uma segunda-feira à tarde, fiquei eu no carro e lá foram o Raimundo e o JR, à pé, até o escritório do motel, com os respectivos recibos, fazer as cobranças.

Porém, quando eles já voltavam, com o dinheiro, surgiu uma boiada, tocada pelo fazendeiro e alguns boiadeiros, pasto afora. Alguns bois e vacas acabaram saindo ao controle dos boiadeiros. Um boi, parecia ser o mais bravo da tropa, veio em disparada na direção do carro. Raimundo e JR também correram e entraram no veículo. Mas o boi não parou e subiu no capô da Variant, caindo do outro lado, esperneando, levantou-se e continuou a correria.

O capô da Variant ficou bem amassado, pois caíra sobre ele um boi de algumas arrobas de peso. Contrariado, o dono do carro foi tirar satisfação com o dono da boiada. Bate-boca armado, o dono do boi atropelador disse que pagava só metade do prejuízo, porque ali não era lugar de parar um carro. Raimundo ameaçou chamar a polícia, para registrar um B.O. e insistia que queria receber todo o prejuízo causado pelo pisoteio do boi.

Aí, fui obrigado a intervir e disse que o jornal assumiria metade do prejuízo, se o dono do boi pagasse a outra metade. Depois de mais umas conversas, tudo ficou acertado e pudemos retornar, sem acionar a polícia. Mas o Raimundo não ficou satisfeito e depois de algum tempo, me perguntou: por que o jornal teve que assumir metade do estrago? Não entendi? O dono do boi é quem deveria arcar com todo o prejuízo...

- Ora Raimundo, disse eu. E quem vai explicar para a minha esposa e a sua, além da concorrência, o porquê de estarmos os três, do sexo masculino, na porta de um motel, em uma segunda-feira à tarde? Ele não disse mais nada e saiu de mansinho... rsrsrsrsrsrs

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Para sempre!

Quando eu fui office-boy de zona rsrsrsrs

Um gosto amargo, de impotência...